Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao processo de importação de medicamentos dos Estados Unidos para o Brasil. Algumas delas pensam que apenas hospitais podem fazer a importação, enquanto outras imaginam que é proibido importar medicamentos sem registro da Anvisa.
A verdade é que muitos desses pensamentos estão errados. Por isso, estamos aqui para desmistificá-los. Nesse texto, você poderá acompanhar um guia completo de mitos e verdades sobre a importação de medicamentos dos EUA para o Brasil. Através deste guia, você poderá entender tudo sobre esse processo e tirar as suas principais dúvidas. Então, acompanhe!
Comprar medicamentos dos EUA é ilegal
Mito. A importação de medicamentos dos Estados Unidos para uso pessoal é totalmente segura, legal e regulamentada pela Anvisa.
Para que a compra de medicamentos importados ocorra conforme os trâmites legais, é necessário apenas que o processo siga as regras estabelecidas pela Anvisa e pela Receita Federal.
Vale destacar que a importação de medicamentos para o Brasil é permitida apenas se for para uso pessoal, não podendo ser para fins comerciais¹. Para fazer a importação, é necessário apresentar uma receita médica válida, os documentos pessoais e o comprovante de residência.
Além disso, o medicamento importado não pode conter substâncias proibidas no Brasil. No mais, os medicamentos não disponíveis no Brasil, mas aprovados pela FDA (Food and Drug Administration), podem ser importados dos Estados Unidos.
Só hospitais e grandes instituições podem importar medicamentos dos Estados Unidos
Mito. Qualquer pessoa física pode importar medicamentos dos EUA para o Brasil, desde que esse seja para uso pessoal e que o paciente tenha receita médica válida, seguindo as normas da Anvisa e da Receita Federal.
Isso significa que pacientes comuns, que precisam de tratamentos inovadores, medicamentos não comercializados no Brasil ou terapias para doenças raras, podem importar dos EUA para o Brasil de forma individual, segura e totalmente legal, não sendo necessário ser através de um hospital, uma clínica ou uma instituição.
Para conseguir a autorização para importação de medicamentos, é necessário somente apresentar uma receita médica válida (com nome do medicamento, dosagem, quantidade e CRM do médico) e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência). Vale destacar que a importação está limitada à quantidade de medicamento necessária para até seis meses de tratamento.
A Uno Healthcare consegue te ajudar em todas essas etapas, eliminando a burocracia e garantindo que a importação do seu medicamento seja realizada conforme as normas brasileiras.
Só posso importar medicamentos que já existem no Brasil
Mito. De acordo com a legislação brasileira, é permitido importar medicamentos que ainda não são comercializados ou registrados no Brasil. É necessário apenas que esse medicamento:
- Seja legalmente fabricado e vendido no país de origem, como nos Estados Unidos;
- Haja receita médica para a sua importação;
- Seja exclusivamente para uso pessoal;
- Não apresente substâncias proibidas no Brasil.
Inclusive, é comum que os pacientes busquem terapias avançadas e medicamentos para doenças raras, que ainda não estão disponíveis no Brasil, para importar dos Estados Unidos. Resumindo: você pode importar tanto os medicamentos que existem no Brasil quanto os que ainda não são comercializados aqui.
Qualquer medicamento vendido nos EUA pode ser importado para o Brasil
Mito. Nem todo medicamento vendido nos EUA pode ser importado para o Brasil. A legislação brasileira permite apenas a importação de medicamentos para uso pessoal que não contenham substâncias proibidas no Brasil.
Os medicamentos experimentais também não podem ser vendidos, assim como os produtos que estão em fase de pesquisa clínica, os anabolizantes e os compostos de alto risco.
Vale destacar que a importação só é permitida no Brasil se o medicamento já for comercializado legalmente nos Estados Unidos e tiver aprovação pela FDA. Para conseguir autorização para importação de medicamentos, o paciente precisa enviar uma receita médica válida com quantidade limitada a até 6 meses de tratamento.
É proibido importar medicamentos dos EUA sem registro da Anvisa
Mito. Não é proibido importar medicamentos sem registro da Anvisa, desde que a importação seja realizada por pessoa física, sendo exclusiva para uso pessoal, e que o medicamento não contenha substâncias proibidas no Brasil¹.
A regulamentação da Anvisa deixa claro que é possível fazer a importação dos Estados Unidos para o Brasil de medicamentos sem registro nacional e que ainda não sejam vendidos no país.
É necessário apenas que esse medicamento seja legalmente fabricado e comercializado no país de origem e que se tenha uma receita médica válida em nome do paciente. A quantidade solicitada também precisa ser equivalente a 6 meses de tratamento no máximo.
O medicamento também não pode ter substâncias sujeitas a controle especial no Brasil, conforme a Portaria 344/98¹. Vale destacar que os pacientes brasileiros buscam medicamentos dos Estados Unidos porque lá existem várias terapias inovadoras aprovadas pela FDA, que ainda não foram registradas ou ainda não estão disponíveis no Brasil.
Preciso pagar impostos muito altos para importar medicamentos dos EUA
Mito. Quando o produto custa até US\$ 10.000, não se tem cobrança de impostos para medicamentos importados dos Estados Unidos. Isso significa que, na maioria dos casos de compra de medicamentos importados, não se cobra impostos.
O pagamento de impostos é zero para medicamentos importados dos Estados Unidos por pessoa física de até US\$ 10.000, desde que o seu uso seja pessoal, o produto seja legalmente comercializado no país de origem e não contenha substâncias proibidas no Brasil.
Se o medicamento importado dos Estados Unidos custar até US\$ 10.000, os custos para importar são apenas referentes ao valor do medicamento, frete internacional e, quando necessário, seguro.
Vale destacar que a maioria dos tratamentos custa menos de US\$ 10.000, fazendo com que não sejam cobrados impostos na maioria das importações de medicamentos. Por isso, a ideia de que a importação de medicamentos exige o pagamento de impostos altos é um grande mito, uma vez que existe a isenção de impostos para medicamentos!
Importar medicamentos dos EUA não é seguro
Mito. Importar medicamentos dos EUA é seguro! É necessário apenas que o processo seja feito corretamente, com o auxílio de assessoria na importação de medicamentos, como a Uno Healthcare.
Através de uma assessoria, você tem orientação para garantir que os seus documentos estejam válidos para importação de medicamentos, como receita médica, documento de identificação, e comprovante de residência.
Com a Uno Healthcare, você adquire o medicamento diretamente de fabricantes regulamentados, assegurando que o produto é original e autêntico; com transporte adequado, inclusive de cadeia fria para medicamentos sensíveis; e com rastreamento completo da importação. Tudo ocorre conforme as normas de importação para pessoa física!
Quando as regras da Anvisa para importação de medicamentos são seguidas, a importação de medicamentos dos EUA torna-se segura e regulamentada, principalmente para terapias inovadoras que ainda não estão disponíveis no Brasil.
É possível acompanhar o rastreamento de medicamentos importados dos EUA
Verdade. É possível acompanhar o rastreamento de medicamentos importados, se você fizer a sua compra com a assessoria na importação de medicamentos da Uno Healthcare. Isso porque o rastreamento do medicamento faz parte das etapas oficiais de importação.
Após o envio do produto dos Estados Unidos, o paciente recebe um código de rastreamento para acompanhar cada etapa do processo, desde o envio internacional até o recebimento na sua casa.
Com isso, você consegue comprar o medicamento com mais segurança e transparência, tendo um maior acesso à previsibilidade da entrega. A Uno Healthcare, especialmente, fornece atualizações de envio em tempo real, informando detalhadamente o status do transporte do medicamento.
Meu medicamento pode ser devolvido para os EUA
Mito. Após a entrada do medicamento no Brasil, o produto não pode ser devolvido para os Estados Unidos. Isso porque as leis americanas proíbem a devolução de medicamentos que já foram enviados para fora do país.
Então, após a autorização da importação e o envio do medicamento, o produto não pode ser devolvido para os EUA. Por isso, é importante que todo o processo de importação seja feito corretamente para evitar qualquer problema referente à retenção ou atraso na alfândega brasileira.
A assessoria da Uno Healthcare evita que esse tipo de ocorrência ocorra, garantindo que o trâmite da importação do medicamento ocorra conforme as normas da Anvisa e da Receita Federal.
Medicamentos importados dos Estados Unidos demoram meses para chegar ao Brasil
Mito. Por mais que muitas pessoas imaginem que os medicamentos importados demorem meses para chegar ao Brasil, o prazo para a entrega varia entre 20 e 30 dias, dependendo do tempo necessário para a realização da análise dos documentos e para a liberação da Receita Federal e da Anvisa.
Com a Uno Healthcare, esse prazo pode ser ainda mais rápido! Garantimos que o medicamento importado dos Estados Unidos seja entregue ao paciente em até 7 dias úteis, contados a partir da confirmação do pagamento e da entrega da documentação.
No período entre a compra do medicamento e o recebimento do produto, o paciente pode acompanhar o rastreamento completo do envio, conferindo cada etapa do transporte, desde o despacho internacional até a chegada na sua casa.
Se eu comprar direto dos EUA, chega mais rápido
Mito. Quando a compra do medicamento é feita diretamente dos EUA, o prazo costuma ser mais longo para o recebimento do produto, variando entre 20 e 30 dias e podendo aumentar se houver erros na documentação ou retenção do medicamento pela Anvisa.
Isso significa que “comprar direto” dos EUA não significa agilidade, podendo, muitas vezes, gerar o resultado contrário. Se a documentação não estiver conforme as normas da Anvisa ou se estiver incorreta ou incompleta, pode haver retenção ou pedido de correção.
Além disso, o transporte internacional padrão costuma ser mais lento do que um transporte especialista em medicamentos, como os transportes utilizados pelas assessorias de importação de medicamentos.
Com a Uno Healthcare tudo fica mais rápido: cuidamos de toda a documentação para o paciente, sem a possibilidade de haver retenção ou pedido de correção pela Anvisa, e o transporte utilizado é muito mais ágil do que o padrão. Assim, o nosso prazo de entrega é muito mais rápido, sendo em até 7 dias úteis!
Medicamento importado dos Estados Unidos pode ser adulterado ou mais fraco
Mito. O medicamento importado dos Estados Unidos não pode ser adulterado ou mais fraco, se a importação for realizada corretamente, seguindo as normas da Anvisa, e se a compra for feita de fabricantes licenciados.
Com a Uno Healthcare, o paciente tem a garantia de que o medicamento é comprado diretamente com os fabricantes licenciados. Assim, você tem a certeza de que está garantindo o mesmo produto comercializado no mercado dos Estados Unidos.
Importando medicamentos com a assessoria da Uno Healthcare, você tem a garantia não só de que os medicamentos são 100% originais e de procedência comprovada, mas também que o transporte é realizado da forma adequada, mantendo a estabilidade do produto.
Vale destacar que esses medicamentos comercializados nos Estados Unidos são regulados pela FDA, que é uma das agências de vigilância sanitária mais rigorosas do mundo. Isso significa que os fármacos vindos dos Estados Unidos apresentam padrões elevados de segurança, eficácia e pureza.
Posso importar remédios controlados normalmente dos Estados Unidos
Mito. Não é possível importar remédios controlados normalmente, pois eles estão sujeitos a regras rígidas da Anvisa, principalmente os medicamentos que contêm as substâncias de controle especial listadas na Portaria nº 344/1998².
Os remédios controlados só podem ser importados com a autorização prévia da Anvisa e a entrega de uma documentação complementar. Para a maioria dos casos, os remédios controlados não são liberados para importação por pessoa física.
O processo é muito burocrático e não vou conseguir comprar medicamento dos Estados Unidos
Mentira. A importação de medicamentos dos Estados Unidos é um processo seguro, legal e totalmente possível, sendo possível diminuir os trâmites burocráticos se você contratar uma assessoria especializada na importação de medicamentos dos EUA.
A Uno Healthcare cuida de toda a parte técnica e documental, como conferência de receita médica, de documentos pessoais, de substâncias permitidas, entre outros. Assim, garantimos o envio correto dos documentos e acompanhamos o processo juntos aos órgãos reguladores para que a importação do medicamento ocorra com sucesso.
Com a nossa assessoria, o paciente não precisa lidar diretamente com os trâmites burocráticos. Assim, o seu processo de importação de medicamentos dos Estados Unidos se torna mais simples e acessível.
O processo de importação dos EUA é rápido e simples para qualquer pessoa
Mito. Apesar da importação de medicamentos dos Estados Unidos para o Brasil ser segura, legal e possível, esse processo não é rápido e simples para qualquer pessoa. Afinal, é exigida a entrega de uma documentação completa, com receita médica, documentos pessoais e comprovante de residência.
Além disso, é preciso cumprir as regras da Anvisa e se atentar aos requisitos legais. Assim, se houver erro em alguma dessas etapas, o processo pode sofrer atraso na autorização ou na entrega, tornando o trâmite da importação mais lento.
Mas, se você tiver o apoio de uma assessoria especializada na importação de medicamentos, como a Uno Healthcare, tudo muda: os documentos são solicitados e entregues da forma correta, sem a ocorrência de erros, tornando o processo de importação de medicamentos dos EUA mais rápido e simples.
E aí, gostou de descobrir os mitos e verdades do universo da importação de medicamentos? Agora que você já tirou várias dúvidas de como funciona a importação de medicamentos, garanta o seu medicamento importado com segurança e não arrisque a sua saúde com processos complexos. Fale agora com um especialista da Uno Healthcare, receba orientação imediata e comece a sua importação hoje mesmo.